• Gustavo Maia

A importância da identidade visual.

As marcas mais fixadas no imaginário popular são detentoras de uma identidade visual extremamente forte e consolidada. Isso porque essas identidades foram meticulosamente pensadas e cada detalhe nela tem um objetivo especifico para atingir o público.




Segundo Kapferer (1998) uma marca é ao mesmo tempo signo, palavra, objeto, conceito. Signo, pois a marca é multiforme: ela integra os signos figurativos, como os logotipos, os emblemas, as cores, as formas, as embalagens e o design. Palavra, no caso o nome da marca, que é o suporte de informação oral ou escrita sobre o produto. Objeto, pois a marca distingue um ou vários produtos de outros produtos ou serviços. Conceito, enfim, pois a marca, como todo signo, tem um significado, ou seja, um sentido.


Sendo assim ela afeta o público de formas distintas em cada “touchpoint” ou ponto de contato. Quando existe uma identidade bem definida e pensada a marca se torna singular, e o público que terá contato com ela vai fixando esta identidade, chegando ao ponto de que seja tão familiar que mesmo quando a marca em si não apreça em alguma comunicação ainda assim é possível reconhecê-la.

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